De 17 a 22 de Setembro realizar-se-á na Universidade de Alicante a 10ª “European Conference On Research And Advanced Technology For Digital Libraries" (ECDL 2006), que é a maior conferência europeia em bibliotecas digitais. Este ano a EDCL terá como tema principal “Towards the European Digital Library”, e contará na organização, entre outros com o Professor José Borbinha (Instituto Superior Técnico).
A ECDL contará com mais de 250 oradores e convidados vindos de todo o mundo, entre os quais Michael Keller, editor digital da Universidade Americana de Stanford; Horts Forster, director geral da Comissão Europeia para a Sociedade da Informação; Ricardo Baeza Yates, director de Yahoo! Research em Espanha e na América Latina; Abdelaziz Abid, representante do departamento da “Informação para a Sociedade” da UNESCO; Costantino Thanos, membro da “Network of Excellence on Digital Libraries”; ou Eric van der Meuelen, da Biblioteca Digital Europeia.
A Universidade de Alicante (UAt) possui já uma considerável tradição no campo das Bibliotecas Digitais em relevante parte pela criação em 1999 da “Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes” (conhecida como “Cervantes Virtual”), que é a maior biblioteca virtual em Língua Espanhola. A Cervantes Virtual foi pois uma iniciativa da UAt (com apoio do Banco Santander Central Hispano y la Fundación Marcelino Botín), estando sedeada fisicamente no campus da UAt.
A Cervantes Virtual é um "projecto de edição digital do património bibliográfico e documental espanhol e hispano-americano, que pretende potenciar a expansão universal das culturas hispânicas através da utilização e aplicação dos meios tecnológicos mais avançados”.
A Cervantes Virtual compreende na actualidade centenas de milhares de obras digitalizadas da Universidade de Alicante, da Biblioteca Nacional de Espanha, assim como de diversas Bibliotecas e colecções hispano-americanas. O seu tráfego online mensal é de cerca de 10 milhões de páginas visualizadas. O Conselho Assessor da Cervantes Virtual é presidido pelo reputado escritor peruano Mario Vargas Llosa.
Quando em 1999 a Cervantes Virtual foi criada o reitor da UAt era Andrés Pedreño. O Professor Pedreño, Catedrático de Economia, que foi um dos principais mentores e propulsionadores da Cervantes Virtual, iniciou há tempos um blogue cujo tema é bastante sugestivo “Bibliotecas Digitais”.
Fonte do cartaz
Etiquetas: Acervo Documental, Bibliotecas Digitais e Virtuais, Conferências Congressos e Afins |